A Escola Lacaniana de Psicanálise – RJ é orientada pelo ensino e transmissão de Freud e Lacan. Tem como proposta e fundamento a formação permanente de seus membros, onde os dois pilares são a organização em cartéis e a experiência do Passe.
Além disso, sua organização se dá por lugares ocupados por membros da Escola que sustentam o trabalho teórico e clínico, provocando um incessante questionamento.
Esses lugares são: direção, garantia, cartéis, ensino, secretaria do passe, publicação, sessão clínica, tesouraria e conexões. Qualquer membro da Escola pode ocupar esses lugares, candidatando-se em assembleia, por votação aberta.
A Escola segue a lógica da permuta obrigatória de lugares, de dois em dois anos, sugerida por Jacques Lacan em sua Proposição para uma Escola de Psicanálise.
A Biblioteca da Escola Lacaniana de Psicanálise, desenvolvida desde 2013, conta com acervo de 862 livros, além de periódicos, separatas de artigos e ensaios,e teses, especializados nas áreas de Filosofia, Psicologia, e Psicanálise, com ênfase nos estudos de Freud e Lacan.
As obras deste Acervo são utilizadas como materiais de referência nas aulas da Escola, e estão disponíveis para empréstimo domiciliar, para membros cadastrados na Biblioteca.